Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Coimbra
Por Isabel Maria Rodrigues Bernardo, Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede
A sequência de ensino e aprendizagem que se apresenta desenvolveu-se em ambiente híbrido, na disciplina de Filosofia, com uma turma de 22 alunos do 11.º ano de escolaridade do curso de Ciências e Tecnologias. Orientados por um guião e pelo feedback escrito e oral da professora, os alunos desenvolveram o seu trabalho colaborativamente em cinco blocos de 90 minutos, incluindo o da apresentação e discussão do trabalho realizado.
Foram utilizadas diferentes tecnologias digitais (fontes para leitura extensiva em suporte digital, fontes audiovisuais, a Moodle como Learning Management System, o Documents do WorkSpace, o Genially e o ChapGPT).
Na apresentação e discussão do trabalho desenvolvido com os alunos, destacar-se-á a utilização do ChatGPT, nomeadamente o desenho didático da atividade de interação com esta tecnologia que teve como objetivos: 1) mostrar a relevância do questionamento na obtenção de informação; 2) realçar a necessidade de informação adquirida previamente para a avaliação da pertinência e rigor da informação obtida na interação com o ChatGPT. O alcance destes objetivos implicaram também o envolvimento dos alunos na reflexão do trabalho desenvolvido, alunos que, no contexto de uma unidade didática anterior, tinham participado numa palestra sobre IA e tinham desenvolvido um trabalho sobre o impacto da IA e, em particular, do ChatGPT na educação.