Uma exploração digital por dia não sabes o bem que te fazia! A ida à ISS (Estação Espacial Internacional)

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Online

Por José Peres, Ana Rita Martins e Dinis Gonçalves, Agrupamento de Escolas de Valongo

Estabelecer conexões entre diversos temas matemáticos e de outras disciplinas; utilizar a tecnologia gráfica e geometria dinâmica, no estudo de funções. Resolver problemas e atividades de modelação que mobilizem os conhecimentos adquiridos ou fomentem novas aprendizagens. “Porque levou a nave Crew Dragon 19 horas a chegar à ISS, o que na prática levaria apenas meros 12 minutos?” A nave teve que atingir a altitude da órbita da ISS, a uma velocidade superior a esta em 1 m/s pois se assim não fosse a aproximação resultaria em colisão, por exemplo, em: https://fisicanaveia.blogosfera.uol.com.br/2020/05/31/crew-dragon-atracou-na-iss-com-sucesso-depois-de-19-h-por-que-tanto-tempo/

Explora! Para ter uma ideia da dificuldade de pilotar a Crew Dragon e atracar na ISS, podes utilizar o simulador do sítio da Space X e disponível em: https://iss-sim.spacex.com/

Experimenta! O que se pretende que faças é que com os dados da foto disponível em https://drive.google.com/file/d/1MLRUdNb_H-fXAicaN3CXsvsulE0Rbb6y/view, introduzas um referencial o.n. e com os conhecimentos sobre funções, definas o percurso da nave.

Deves recorrer à exploração analítica e a um ambiente de geometria dinâmico – GeoGebra ou Desmos – um exemplo, pode ser acedido na seguinte ligação: https://www.desmos.com/calculator/uut2faofuh?lang=pt-BR (Ana Martins, do AEValongo). Se não te recordares de algumas noções sobre funções explora o recurso disponível em: https://ed.ted.com/on/ZyIRpxdi.