Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Setúbal
Por Maria de Fátima Vieira Correia e Carolina André, Escola secundária de Santo André
A experiência nasceu da articulação entre a professora bibliotecária e a docente de Literatura Portuguesa, do 11.º ano, que lançaram o desafio aos alunos de escolher um livro, na biblioteca, para leitura integral, no âmbito do Projeto Individual de Leitura (PIL). De seguida, as docentes recorreram ao conhecimento que os alunos têm acerca dos trailers de filmes e transpuseram-no para o resumo e comentário do livro lido, motivando os colegas para a leitura da obra através de um book trailer, que é, no fundo, um vídeo promocional, utilizando imagens de filmes disponíveis na internet. O trabalho de produção implicou a criação do storyboard e a recolha de imagens e registos áudio. As ferramentas utilizadas foram: Capcut e Animoto (editores de vídeo).
Em suma, pretendia-se representar a atmosfera do livro, recorrendo à linguagem audiovisual, designadamente o enquadramento e a composição, e apresentando os pontos-chave da história.
No final, os alunos para além do desenvolvimento da competência da leitura, também exploraram a literacia audiovisual e criaram um produto mediático que foi apresentado a todas as turmas de 11º ano, no Dia D.