Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Monte de Caparica
Por Dina Pereira, DGESTE
Durante anos o ensino favoreceu um certo perfil de aluno.
Atualmente com a educação inclusiva pretende alargar-se o ensino a todos os alunos, independentemente da sua situação pessoal e social.
Neste momento a realidade da escola mudou, uma vez que, esta pretende responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
Desta forma, a utilização da tecnologia para a educação inclusiva, traz novas possibilidades de ensino-aprendizagem para todos os alunos, independentemente das suas características.
O DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem corresponde a um conjunto de princípios e estratégias que procuram minimizar barreiras e maximizar o sucesso educativo. Este assenta em 3 princípios onde as tecnologias encaixam: proporcionar múltiplos meios de envolvimento (engagement), de representação e de expressão.
A planificação assente nestes princípios tem que inevitavelmente recorrer às tecnologias, uma vez que permite:
- Incentivar a interação entre alunos e professores
- Estimular a comunicação entre pares
- Diminuir o individualismo
- Promover ambientes de aprendizagem diferenciados
- Permitir que o tempo de aprendizagem, de cada um, seja respeitado
- Respeitar os diferentes tipos de inteligência
- Incentivar a concentração e o foco
- Trabalhar diferentes capacidades simultaneamente