Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Online
Por Ulisses Mora e Bárbara Cleto, Escola Secundária Henrique Medina – Esposende
Na aula de Português procura-se promover a leitura de forma dinâmica e interativa. Para isso usou-se um roteiro digital para “Os Maias”. Esta ideia surgiu durante uma formação sobre roteiros digitais de leitura, com o objetivo de tornar a leitura mais motivadora para os alunos. O roteiro inicia-se com uma carta escrita pelo Eça e inclui ferramentas digitais como Realidade Aumentada e elementos de gamificação. O percurso inicia-se pelo último capítulo da obra e começa com a visita ao Ramalhete. A primeira atividade é um jogo de memória com a ferramenta Learning Apps. Continua para o Loreto, passando pelo Hotel Bragança, onde os alunos realizam um quiz sobre as personagens. Durante o passeio, Carlos percebe que nada mudou em Lisboa, transmitindo essa ideia aos alunos através da “estátua triste de Camões”. Uma atividade, com a ferramenta Mentimeter, permite inferir o significado simbólico da estátua. Há também um questionário gramatical, com a ferramenta Metaverse, que utiliza Realidade Aumentada. O percurso continua pelo Chiado, Avenida da Liberdade, Passeio Público até ao Castelo São Jorge, passando pelos Miradouros, e retorna ao Ramalhete. Nesse trajeto, os alunos têm de fazer um escape room com a ferramenta Genially, Após a visita ao Ramalhete, os alunos gravam um trecho da obra e escrevem um final diferente usando o Google Forms. Por fim, expressam sua opinião sobre a atividade com o Mentimeter. O roteiro encerra com as palavras de Eça de Queirós aos alunos.