Utilização do Scratch em sala de aula

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Setúbal

Por Miguel Neves Ferreira, Colégio do Sagrado Coração de Maria

Neste projeto, enquadrado na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos e na abordagem STEAM, utilizamos Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para proporcionar aos alunos do 4.º ano uma experiência educativa rica e interdisciplinar. Ao utilizar a ferramenta de programação educativa Scratch, os alunos exploraram e representaram o Sistema Solar, integrando conceitos de ciência, tecnologia, arte e matemática. As TIC permitiram uma aprendizagem ativa e colaborativa, com os alunos a realizarem pesquisas online, a discutirem os resultados em grupo e a criarem uma apresentação digital. Através das pesquisas efetuadas e discussões em grupo, os alunos conduziram as suas investigações e resolveram problemas, demonstrando o poder das TIC na promoção da aprendizagem colaborativa e autónoma. A avaliação do projeto revelou resultados positivos, validando a eficácia desta abordagem. Esta experiência é um exemplo prático de como as TIC podem ser incorporadas na atividade docente para enriquecer a aprendizagem dos alunos.