CRED – Centro de Recursos Educativos Digitais: o estudo autónomo de forma lúdica

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Coimbra

Por Ângelo da Costa Cortesão, Agrupamento de Escolas Coimbra Centro

As atividades digitais integradas no processo de ensino e aprendizagem trouxeram uma nova dinâmica na sala de aula e no trabalho autónomo dos alunos. No entanto, a diversidade e a qualidade dos recursos disponíveis na web, nem sempre têm a qualidade desejada ou correspondem às necessidades individuais dos alunos. Assim, o Centro de Recursos Educativos Digitais (CRED) propõe uma organização dos conteúdos facilitadora do processo de seleção dos recursos, de acordo com o público-alvo e a disciplina, cuja qualidade e pertinência é aferida pelos docentes, os quais podem também ser produzidos e partilhados pelos próprios. Esta partilha de atividades (sempre que possível autocorretivas) desenvolve o espírito de trabalho cooperativo, rentabilizando o tempo dos docentes e diversificando as formas de abordagem ou reforço de determinados conteúdos e competências. Os recursos podem ser utilizados em contexto de sala de aula ou em casa, promovendo o estudo autónomo e regular, através da utilização de meios tecnológicos audiovisuais, aos quais é acrescida uma função educativa.
Conjugar o domínio dos recursos tecnológicos com a necessidade de um estudo regular para adquirir e consolidar conhecimentos, conteúdos programáticos e competências, de uma forma lúdica e pedagógica, num ambiente de aprendizagem virtual, constitui o principal desafio deste projeto.
No quadro do “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”, a ação do CRED enquadra-se nos princípios: B, C, D e F.