Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Monte de Caparica
Por Helder Martins, Escola Secundária António Damásio
A experiência de ensino que serve de base a esta comunicação foi apresentada numa tese de mestrado e resultou de um trabalho de interdisciplinaridade entre Matemática A e Aplicações Informáticas B. É um estudo de natureza qualitativa, seguindo um paradigma interpretativo, de cariz empírico, em que se pretendeu implementar estratégias de ensino e de aprendizagem sendo que o investigador foi participante ativo no processo.
A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se em dois campos do conhecimento: Pensamento Computacional, expressão atribuída a Wing (2006), e Raciocínio Matemático, com raízes na Grécia Antiga com o desenvolvimento do raciocínio dedutivo, nomeadamente da lógica.
Para este trabalho, os alunos envolvidos recorreram a um ambiente de resolução de problemas e foram incentivados a desenvolver programas em computador nos quais utilizaram a linguagem Python, possibilitando que aprendessem e consolidassem conceitos matemáticos de uma forma mais prática e dinâmica.
De entre os resultados obtidos, verificou-se que os alunos desenvolveram diversos tipos de abordagens com recurso à linguagem de programação Python, conseguindo interligar conceitos que aprenderam em Matemática A.
Palavas chave: Pensamento Computacional; Raciocínio Matemático; Ensino Secundário.
Referências bibliográficas:
- Martins, Helder (2023). Utilização da linguagem Python para desenvolver o pensamento computacional no ensino secundário. Tese de Mestrado. FCT-UNL.