Práticas de Aprendizagem Baseada em Projetos na Didática da Língua Inglesa

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Santarém

Por Teresa Catarina Maçarico Moita, Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado

Nesta comunicação pretende-se dar palco ao cenário de aprendizagem desenhado e implementado nas aulas de Inglês do ensino secundário sobre “Environment and Sustentability” – uma forma diferente de abordar este tema e que resulta em consonância com o pressuposto no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado cujo tema unificador do triénio 202/23 é “Europa, Património e Ambiente”.

A metodologia ativa de aprendizagem privilegiada foi a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning,) a qual permitiu que alunos de 11.º ano de Inglês, nível VII, desenvolvessem e competências linguísticas, associadas a capacidades digitais e fomentando-se a consciência de cidadania ativa, o pensamento crítico e criativo e a colaboração entre pares/turmas.

Este cenário de aprendizagem baseou-se no Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de Julho, no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Despacho n.º 6478/2017, de 26 de Julho, nas Aprendizagens Essenciais Inglês – Nível de Continuação -11º ano, Despacho n.º 6605-A/2021, de 6 de Julho, e no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – QECR.