Autoscopia e potencialidades das aplicações Stream e SharePoint na oralidade em línguas estrangeiras

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia

Por Isabel Cabo, AE Latino Coelho, Lamego

Nesta comunicação convencional, dá-se a conhecer o trabalho realizado no âmbito da avaliação pedagógica com recurso a uma estratégia de autoavaliação – autoscopia – mediada por duas aplicações digitais do ecossistema Office 365 – Stream e SharePoint – junto de alunos que estudam espanhol como segunda língua estrangeira nos ensinos básico e secundário.
Nesta intervenção darei a conhecer o conceito autoscopia, referindo vantagens do seu uso com recurso a instrumentos de autorregulação para o aluno e aliada ao feedback escrito proporcionado pela heteroavaliação da docente; apresentarei algumas ferramentas para implementar a autoscopia; e farei uma reflexão sobre os principais aspetos positivos e negativos do uso da autoscopia com recurso ao áudio e ao vídeo. Além disso, com recurso ao Stream, partilharei exemplos, realizados no âmbito da avaliação formativa, da utilização da estratégia da autoscopia conjugada com o feedback escrito da professora. Por fim, traçarei algumas conclusões sobre o uso da autoscopia mediada por ferramentas digitais na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino básico e secundário.