A metodologia ativa do Explore First, no Projeto SUPERTABi

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Coimbra

Por Marco Bento – Câmara Municipal da Maia e Carla Alexandra Maia – Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia

A turma I do 2.º ano, 1.º CEB do AE Gonçalo Mendes da Maia está inserida no Projeto SUPERTABi, que tem como objetivo transformar as práticas pedagógicas, adotando metodologias ativas, centradas no aluno e mediadas por tecnologias móveis, a fim de potencializar novos espaços de aprendizagem. Através da exploração de obras literárias os alunos emergem na aprendizagem e aprendem de forma dinâmica, através do modelo pedagógico “Explore First”. Este coloca ênfase na abordagem de aprendizagem baseada na exploração e na descoberta ativa pelos alunos. A turma aderiu ao projeto Escola Azul, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para compreender a influência do oceano na vida humana. Foi elaborada uma narrativa gamificada, em sala de aula, em torno da obra “A menina Gotinha de água”, de Papiniano Carlos. Os alunos tinham acesso diário a diferentes plataformas digitais e às tarefas diárias. Criaram um ePortfólio, permitindo a recolha de informações sobre o desempenho diferenciado dos alunos, garantinfo feedback imediato. Os alunos também eram desafiados a criar um projeto de programação na ubbu, demonstrando as informações sobre as tartarugas marinhas. São utilizados recursos interativos sobre o ciclo da água, disponíveis na escola virtual. Ao longo deste projeto a obra “A menina de água” é utilizada para contextualizar todas as matérias a serem exploradas, no entanto outros textos e poesias são apresentados, de forma a criar uma narrativa dinâmica.