Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Monte de Caparica
Por Ana Santos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/ Colégio Vasco da Gama
O projeto, implementado no Colégio Vasco da Gama tem como princípio desenvolver o raciocínio e pensamento geográfico — a Educação Geográfica, cruzando áreas de competência previstas no PASEO, como a C, D e I. Para facilitar alguns processos e procedimentos, recorreu-se a várias plataformas de trabalho ‘online’ para a realização dos trabalhos de grupo. A plataforma de base foi a Dreamshaper, na qual todos os passos estão desenhados conforme os princípios do “Estudo de Caso”. Para facilitar a organização dos trabalhos e a visualização do percurso dos alunos, recorreu-se ao Wakelet, um diário de aprendizagem, onde os alunos iam colocando todo o seu percurso. Como produto final solicitou-se a elaboração de um vídeo onde os alunos fizeram a apresentação das várias fases, bem como as conclusões a que chegaram.
Ainda, relativamente às ferramentas supracitadas, o Dreamshaper visa principal colocar o aluno como protagonista do seu percurso (metodologias de aprendizagem ativa), ao colocar os alunos a realizar a sua própria pesquisa e a aprenderem de forma autónoma e autorregulada, havendo uma base na criação de projetos. Aqui, o papel do professor é de acompanhar o aluno ao longo do seu percurso (professor tutor). Desta forma são trabalhadas competências transversais tanto para a vida pessoal e social do aluno, como da futura vida profissional.