Tecnologias digitais ao serviço da aprendizagem – Geogebra e Plickers

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia

Por Laura Costa e Ana Paula Pestana, Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Geogebra- O GeoGebra constitui-se como um forte desafio para a aprendizagem da matemática. Por um lado, oferece ferramentas de construção geométrica poderosas e dinâmicas, de grande facilidade de utilização. Por outro, possibilita um papel significativo e ímpar para a utilização de raciocínios visuais. James King e Doris Schattschneider (2000) defendem que “o software de geometria dinâmica pode ser utilizado como um processo de visualização na aula de Matemática”. Os alunos podem construir, rever e modificar de forma contínua construções geométricas. Nestes processos ativos de alteração de representações, a visualização é uma ferramenta poderosa da resolução de problemas e na realização de explorações matemáticas.
Plickers – A avaliação é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem que é definido por Fernandes (2004) como “todo e qualquer processo deliberado e sistemático de recolha de informação, mais ou menos participado e interativo, mais ou menos negociado, mais ou menos contextualizado, acerca do que os alunos sabem e são capazes de fazer numa diversidade de situações”. O Plickers é uma ferramenta educacional de avaliação interativa que apenas requer o telemóvel do professor e de cartões (Plickers) com símbolos semelhantes a QR. Permite a elaboração de questionários de escolha múltipla, fornecendo aos alunos feedback individual e imediato e ao professor, a visualização das respostas individuais dos alunos.