Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia
Por Sandra Maria Martins Galamba Moreno, Colégio José Álvaro Vidal – Fundação CEBI
Num contexto caracterizado pela constante e rápida mudança, potenciada pelos desafios tecnológicos que o mundo (cada vez mais digital) apresenta, urge criar situações de aprendizagem com recursos às tecnologias digitais como facilitadoras do processo de ensinar/aprender. O Roteiro Digital foi concebido, a partir do Google Earth, como uma proposta de leitura da obra Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, texto opcional das Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português do 11.º ano de escolaridade, em articulação interdisciplinar com as disciplinas de História A, Geografia A e Desenho A, de modo a poder ser aplicado a alunos de diferentes áreas de estudo. A sua conceção permite a aplicação em contexto de sala de aula, como percurso de interpretação dos textos selecionados, podendo contudo ser utilizado no âmbito de uma exploração/consolidação deste conteúdo de modo autónomo. Apesar da aplicabilidade deste recurso preveja o facto de poder ocorrer com ou sem a intervenção na Biblioteca Escolar, esta comunicação será um convite à reflexão sobre o modo como a BE pode ser um contributo essencial para a construção colaborativa de aprendizagens, com impacto no desenvolvimento curricular. E porque é de Viagens que se trata, este Roteiro foi produzido com a convicção de que o ponto de partida é sempre o livro e a sua leitura, mas as experiências do percurso vão muito além do papel. A tecnologia será sempre um meio para atingir um fim; o fim será sempre a experiência da leitura.
A comunicação terá como objetivo apresentar o Roteiro Digital de Leitura que produzi, demonstrando a potencialidade deste recurso como um instrumento de motivação e exploração da leitura de uma das obras emblemáticas da literatura portuguesa do séc. XIX.
Link do recurso: Google Earth