Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Monte de Caparica
Por Joana Simas – Head of EdTech, Andreia Salgueiro e Ana Catarina Ferreira – PaRK International School; e André Chanoca – Colégio St. Peter’s International School
A escola de hoje já é a escola do futuro. Os nossos alunos são nativos digitais mesmo antes de aprenderem a ler e a escrever.
A utilização e integração da tecnologia são parte integrante das missões centrais dos colégios para os quais trabalhamos, alinhadas com a preparação dos alunos para a sua vida e desafios futuros. O grande objetivo é juntar pessoas com competências pedagógicas e técnicas para apoiar os professores e os alunos: a empatia e a compreensão dos professores desempenham um papel fundamental na eficácia das equipas EdTech . A equipa de EdTech é responsável pela incorporação da tecnologia no currículo, mas também tem o poder de a modelar.
O EdTech tem potencial para promover o pensamento computacional nas crianças e personalizar o processo de aprendizagem, desenvolvendo simultaneamente competências do século XXI. A equipa apoia professores e alunos no seu percurso de aprendizagem nas nossas escolas, ajudando a integrar a tecnologia no currículo para atingir objectivos educativos específicos.
A utilização de EdTech nas nossas escolas também nos permitiu introduzir métodos de ensino inovadores, para tornar a aprendizagem mais lúdica e envolvente. Como resultado, a motivação dos nossos alunos e a retenção de conhecimentos melhoraram. Ao incorporar o EdTech no currículo de todas as disciplinas, levámos este foco para um nível totalmente novo, dando aos nossos alunos as ferramentas de que necessitam para terem sucesso num mundo em constante mudança.