Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Online
Por Ricardo Carvalho, Agrupamento de Escolas de Esgueira
A atividade interdisciplinar (DAC) dinamizada pelas disciplinas de TIC e Física e Química, envolveu todos os professores e alunos do 9º ano numa abordagem inovadora ao estudo da Evolução do Modelo Atómico, reanimando cientistas históricos que contribuíram para o seu desenvolvimento. Os alunos começaram por realizar uma pesquisa aprofundada sobre vários cientistas, escolhendo um para estudar em detalhe. Posteriormente, recorrendo à IA generativa (Alam, 2021), criaram avatares 3D desses cientistas, aplicando técnicas avançadas de “Prompt engineering” (Dehouche & Dehouche, 2023). Seguidamente, os alunos utilizaram o Thin-Plate Spline Motion Model (Zhao & Zhang, 2022) para animar os avatares 3D, criando a ilusão de que estavam a falar. Finalmente, os avatares animados foram expostos num Ambiente Web Imersivo (Coffey et al., 2017), permitindo que toda a comunidade escolar pudesse visitar e interagir com estas representações dos cientistas. Esta atividade demonstrou o potencial das TIC e da IA na educação, proporcionando uma abordagem inovadora e envolvente ao estudo da ciência.