Espaços Maker, espaços de inclusão

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia

Por Rui Teles, Instituto Politécnico da Guarda

As abordagens STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) oferecem uma ampla gama de oportunidades para os jovens desenvolverem competências essenciais. A ciência e a tecnologia proporcionam a base para a compreensão do mundo ao seu redor, enquanto a engenharia estimula o pensamento lógico e a resolução de problemas. As artes desempenham um papel crucial na expressão criativa e no desenvolvimento da imaginação, e a matemática fornece uma estrutura sólida para o raciocínio lógico e a compreensão dos padrões. Estas abordagens têm muitas vezes lugar em espaços criativos (Maker Spaces, Fablabs, etc) nos quais os jovens têm acesso a diversos tipos de fabricação digital ( impressão 3D, corte laser, CNC) que, integrando todas essas potencialidades do STEAM, oferecem a oportunidade de criar objetos tangíveis a partir de projetos digitais. Tem-se verificado que este tipo de atividades encontra ampla recetividade por parte de jovens com neurodiversidade, sobretudo jovens com perturbação do espectro autista, cujo perfil cognitivo ou condição idiossincrática combina perfeitamente com muitas das características destes contextos Essa abordagem tangível e visual facilita a compreensão de conceitos abstratos, permitindo que eles se envolvam de forma mais direta e significativa no processo de aprendizagem. Além disso, a fabricação digital oferece a oportunidade de experimentação e iteração, encorajando a perseverança e a aprendizagem através da resolução de problemas práticos. Outro aspeto fundamental diz respeito à colaboração e a interação social. Projetos colaborativos envolvendo a criação de objetos estimulam a cooperação, a comunicação e a partilha de ideias entre os jovens com PEA. Esse contexto favorece o desenvolvimento de competências sociais e a construção de relacionamentos interpessoais, facilitando a integração desses jovens em ambientes sociais mais amplos. As potencialidades do STEAM com jovens com PEA na fabricação digital são, por isso, vastas e significativas. Essa abordagem oferece um ambiente de aprendizagem estimulante, inclusivo e adaptado às necessidades individuais desses jovens, permitindo que explorem seu potencial criativo, desenvolvam habilidades essenciais e fortaleçam a sua interação social. A fabricação digital é uma ferramenta poderosa para capacitar e promover a autonomia desses jovens, preparando-os para um futuro onde a criatividade e as competências STEAM são cada vez mais valorizadas.