Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Coimbra
Por Ana Lima, Ana Saltão e João Orvalho, Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação
De acordo com as aprendizagens essenciais do 1.º ciclo do ensino básico, no 4.º ano de escolaridade os alunos devem ter a capacidade de descrever de forma simplificada o sistema digestivo.
Deste modo, criou-se um jogo para o Cubetto com um tapete de exploração, em formato A0, com o objetivo de os alunos aprenderem a programar e simultaneamente estudarem de forma prática e interativa o funcionamento do sistema digestivo. Como recurso complementar desenvolveu-se um jogo com perguntas de escolha múltipla no Scratch igualmente sobre o sistema digestivo.
Com esta atividade espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pensamento lógico e adquiram mais conhecimentos sobre a disciplina de Estudo do Meio.
Referências bibliográficas:
- Letras, C. Afreixo, A. (s.d.). 4º ano – Estudo do Meio – GAILIVRO. (1st, e.d.). LEYA EDUCAÇÃO. Disponível em: https://www.leyaonline.com/pt/acessos-digitais/4-ano/estudo-do-meio-4-ano-acesso-aula-digital/
- Direção-geral da Educação. (s.d.). Aprendizagens Essenciais – Ensino Básico. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
- Portugal didático. (2023). Primo Toys – Cubetto. Disponível em: https://www.portugal-didactico.com/cubetto-robo-sem-ecra/