Prática de ensino e aprendizagem outdoor mediada por tecnologia no 3.º ciclo

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Seia

Por Paula Loureiro, Cristina Ligeiro e Maria Filomena Monteiro, Agrupamento de Escolas de Mangualde

A comunicação que se apresenta assenta numa atividade STEM concebida para ser explorada metodologicamente através da abordagem de um problema verossímil, ligado ao contexto local, em ambiente outdoor. Nesta atividade, desafiaram-se os alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas de Mangualde, a responder à questão-problema “Será possível reintroduzir trutas no rio Dão?”. Para tal, em grupos, envolveram-se na exploração dos fatores abióticos no rio Dão, na zona de Alcafache próxima de Mangualde, e na caracterização do ecossistema da zona envolvente.
Durante a atividade, os alunos manipularam material de laboratório para recolher dados como o pH e a percentagem de oxigénio dissolvido da água, de modo a analisar e concluir se existiam condições para reintroduzir trutas naquele rio. Desenvolveu-se, também, um jogo (guião de trabalho) com suporte à aplicação Actionbound para os alunos registarem aspetos resultantes da observação e análise o ecossistema envolvente, nomeadamente fatores que influenciam a biodiversidade local. Para além disso, usaram simuladores PHET para testar aspetos relacionados com movimentos corpusculares da matéria.
Com esta atividade pretendeu-se desenvolver competências nos alunos patentes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como o raciocínio e resolução de problemas, relacionamento interpessoal e informação e comunicação, bem como Aprendizagens Essenciais de Matemática, Ciências Naturais e Físico-Química.