Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Faro
Por Marta Saraiva, AE Professor Paula Nogueira, EB1- José Mariano Gago – Pechão
A importância da sustentabilidade das futuras gerações leva-nos à necessidade constante de repensarmos o modo como vivemos, o modo como garantimos a sustentabilidade ambiental do nosso planeta e o modo como educamos. Foi desta forma que surgiu o micro projeto SOS Planeta – da necessidade de envolver os nossos jovens em ambientes nutritivos.
O micro projeto SOS Planeta foi desenvolvido sobretudo na EB1 José Mariano Gago de Pechão é um projeto que pretende continuar a apresentar o quão importante é a educação ambiental e a orientação vocacional dos nossos jovens desde tenra idade. Ao longo de todo o ano letivo. Todos são convidados a estar atentos e preocupados com o meio ambiente em seu redor. Diariamente separam e reaproveitam materiais, para fazer novas construções artísticas, plantações, jogos e até sonharem com a sua futura profissão sustentável. Colocá-los a sonhar e a pensar no seu amanhã pode ser muito inspirador.
Este ano letivo no culminar deste projeto foi apresentado um concurso aos alunos, no 3.º período, na biblioteca escolar, local onde se podiam inscrever-se e enviar por email os seus trabalhos de escrita, desenho, vídeo, numa simples partilha de foto ou documento.
De forma a tornarem o seu trabalho mais criativo foram convidados a utilizar aplicações informáticas como por exemplo as aplicações Canva ou genially.
A adesão foi espetacular! Penso que estas reflexões sobre os seus futuros profissionais desde tenra idade são muito importantes e significativas.
A Observação e a construção do autoconhecimento, potenciará gostos e aptidões pessoais, promovendo assim a orientação e desenvolvimento vocacional com sentido sustentável. Colocar as tecnologias ao serviço da educação ambiental é porventura uma das nossas maiores contribuições para a humanidade. Pois dá–nos a possibilidade de criar e redirecionar os interesses e motivações tecnológicas para o que realmente importa, a nossa sustentabilidade. Vamos alicerçar o nosso conhecimento no passado, agregar tecnologias e projetar um futuro sustentável. Transbordando partilhas, de todas as nossas ações e das ações, para mitigar cada ação sustentável, rumo á neutralidade carbónica. Na defesa de um futuro verdadeiramente sustentável para os jovens, porque eles são o nosso amanhã.