A avaliação e a autorregulação das aprendizagens dos alunos com e sem o uso do telemóvel

Sessão Prática - TIC@Portugal'23 - Seia

Por Cláudia Gomes, AE de São João da Pesqueira

No processo de ensino aprendizagem atual, espera-se que o professor seja apenas um guia, um orientador. O sucesso do aluno tem grandes possibilidades de ser alcançado se for construído com base no trabalho autónomo, na autorregulação das suas aprendizagens, ter acesso de forma sistemática e a curto prazo do feedback das atividades/tarefas que desenvolve, com a possibilidade de repetir e melhorar os seus resultados. Assim, nesta sessão prática pretende-se construir um pequeno questionário, aplicar o mesmo entre grupos de trabalho e experimentar/trabalhar as diferentes possibilidades de dar feedback e obtenção do percurso realizado por cada aluno, utilizando 2 possibilidades de ferramentas digitais: Socrative e Plickers.

A primeira implica que, os alunos para responder tenham cada um o seu dispositivo, telemóvel, tablet ou computador para responder. No caso da segunda, apenas o professor necessita do telemóvel com a app instalada para ser utilizado a sua câmara com o seu scanner para reconhecer à distância, as respostas dadas por cada um dos alunos, através de cartões (tipo QR code) que são específicos de cada aluno.

A partilha de todos os materiais/tutoriais utilizados, bem como dos conteúdos digitais produzidos serão reunidos num diário de aprendizagem, no seguinte link: https://padlet.com/formacaoclaudiabrgomes/SP2023Seia

 

 

NOTA: para a sessão prática é necessário a utilização de computador o que sugere-se que cada docente/educador seja portador do mesmo e de telemóvel.

Destinatários: Educadores e professores.

Requisitos de participação: para a sessão prática é necessário a utilização de computador o que sugere-se que cada docente/educador seja portador do mesmo e de telemóvel.