A luz enquanto elemento aglutinador de um mundo cheio de recursos tecnológicos

Comunicação Convencional - TIC@Portugal'23 - Faro

Por Vera Daniel, Agrupamento de Escolas de Montenegro – Faro

Na aula de Físico-Química que se apresenta neste evento, alunos do 8.º ano de escolaridade estudam vários aspetos relacionados com a luz, como por exemplo a forma como ela se propaga, como é constituída ou quais os fenómenos óticos que a ela estão associados sempre tentando promover uma conexão dos alunos com o meio que os rodeia.
Neste momento formativo, são utilizados vários recursos / plataformas / aplicações digitais – Google Forms, Phet Interactive Simulations, Phyphox e RTP Play – dando aos alunos a oportunidade de aprender mais sobre a luz, de estimularem a sua conexão com o mundo natural e de relacionarem as aprendizagens não só com aspetos do quotidiano, mas também com conteúdos trabalhados no 7.º ano de escolaridade.
Como resultado, os alunos de cada uma das turmas que realizaram a atividade puderam trabalhar de forma autónoma respeitando o seu próprio ritmo, relacionar conteúdos mais teóricos com a realização de pequenas atividades experimentais e ao mesmo tempo desenvolver as suas competências digitais revelando-se muito motivados não só com todo o processo, mas também com o resultado final.