Em 5 minutos de apresentação, pressupõe a partilha de experiências TIC em contexto educativo. O resumo deverá indicar o título e um parágrafo, com um máximo de 350 caracteres, a descrever a partilha. Esta modalidade de comunicação não pressupõe discussão com os restantes participantes.
Modelo de apresentação sugerido: MODELO DE APRESENTAÇÃO
CF1 – Ciências da Computação – No universo dos mais pequenos, por Rodolfo Duarte Pinto, Direção Regional de Educação (Região Autónoma da Madeira)
A introdução das Ciências da Computação na Educação Pré-Escolar pode iniciar-se com o grupo dos “mais crescidos”, onde é importante avaliar e conhecer bem as crianças. Este ambiente permite estimular o desenvolvimento em diversos domínios, especialmente no que diz respeito às habilidades relacionadas aos conceitos desta temática, como padrões, algoritmos, decomposição, resolução de problemas, e ao cultivo de mentalidades como a curiosidade, a flexibilidade e a perseverança.
CF2 – Formação Continuada de Professores – Comunidade de Aprendizagem em meio híbrido: compartilhar, refletir, colaborar e construir, por Bianca Buse, Curitiba – Brasil
Reflexão sobre formação continuada de professores como comunidade de aprendizagem, em meio híbrido (presencial/ on-line/TIC). Nessa formação os docentes participam ativamente, de forma reflexiva e colaborativa, desde o momento de identificação dos temas e necessidades de formação, até a construção da formação em si, compartilhamento de estratégias, experiências e práticas significativas, com o objetivo de oportunizar a reconfiguração da prática docente para uma ação de interlocução qualificada.
CF3 – Que projeto é o teu? – Investigação em Educação Artística e Tecnológica, por Catarina Araújo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu
Esta comunicação pretende apresentar exemplos de como futuros professores de Educação Visual e Tecnológica utilizaram as tecnologias em laboratórios experimentais de exploração dos seus projetos de investigação como resultado de um trabalho transdisciplinar desenvolvido numa unidade curricular de Seminário de Investigação que articulou construtos das ciências da educação e do ensino das artes e da área das tecnologias.
CF4 – Inovação Pedagógica e tecnológica – Ouvir futuros professores, por Catarina Araújo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu
Os diversos e constantes desafios que se colocam nas sociedades têm levado a uma maior consciencialização sobre que competência, atitudes, valores e ferramentas podem ser desenvolvidas e mobilizadas no contexto da educação europeia e nacional, colocando novas metas para a educação e múltiplas exigências para futuros professores. Partilhamos uma breve síntese das opiniões de futuros professores e uma reflexão sobre questões atuais e controversas que envolvem a educação e as tecnologias.