Comunicações Flash – Seia

Em 5 minutos de apresentação, pressupõe a partilha de experiências TIC em contexto educativo. O resumo deverá indicar o título e um parágrafo, com um máximo de 350 caracteres, a descrever a partilha. Esta modalidade de comunicação não pressupõe discussão com os restantes participantes.

Modelo de apresentação sugerido: MODELO DE APRESENTAÇÃO

cf1 – Criar desafios com a programação e robótica, por Fernando Vasques, Conservatório de Música da Covilhã

Através de pequenos desafios conseguimos desenvolver aprendizagens e aumentar a motivação e as aprendizagens.
Como se cria um algoritmo para desenhar um quadrado? Ao descobrir este algoritmo, os alunos foram desafiados a criar outras figuras geométricas no Scratch.
Como podemos criar uma figura com área de 20 cm, usando um robô? Neste projeto os alunos foram postos à prova e tiveram de perceber quanto mede um passo de um robô e como construir áreas e perímetros.

cf2 – Metodologia jigsaw na aprendizagem dos verbos irregulares na aula de Espanhol, por Cidália Maria da Costa Teixeira, Agrupamento de Escolas de Castro Daire

Dividir para aprender mais e melhor. A metodologia Jigsaw ajuda na fragmentação de conteúdos gramaticais na aula de espanhol e potencia a autonomia do aluno em pesquisar, aprender e ensinar, além da capacidade de colaboração e comunicação. Aplicando essa metodologia é muito interessante ver a mudança de postura dos alunos assim que são informados que eles terão de explicar aos colegas o que aprenderam.

cf3 – A auto e coavaliação e potencialidades do Teams na leitura em línguas estrangeiras, por Isabel de Lurdes Pereira do Cabo, AE Latino Coelho, Lamego

Nesta comunicação flash, dá-se a conhecer o trabalho realizado no âmbito da leitura com recurso à auto e coavaliação – mediada pela plataforma Teams do Office 365 – junto de alunos que estudam espanhol como segunda língua estrangeira nos ensinos básico e secundário, referindo vantagens desta estratégia pedagógica no âmbito da oralidade e da escrita com recurso a instrumentos de autorregulação para o aluno.

cf4 – A criação de jogos como estratégia pedagógica para a melhoria da aprendizagem dos alunos, por Edite Maria Silva do Carmo, Agrupamento de Escolas de Esgueira

Propiciar ambientes de aprendizagem motivadores e promotores da construção do conhecimento constitui-se como um desafio, em Educação. Os videojogos têm suscitado, desde o seu surgimento, um constante interesse e o seu uso no contexto educacional tem sido amplamente investigado. Contudo, estratégia pedagógica assente na criação de jogos digitais pelos estudantes (Design Game-based Learning) poderá contribuir de forma mais profunda no processo de ensino eaprendizagem.

cf5 – AI e agora? Resultados preliminares de um estudo com professores do EB e ES, por Margarida Lucas – Universidade de Aveiro

Esta comunicação pretende apresentar brevemente os resultados preliminares de um estudo com professores do EB e ES sobre AI

cf6 – STEAM na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, por José Manuel Martins Monteiro e Susana Maria dos Santos Quelhas Pereira, Agrupamento de Escolas de Manteigas

No Agrupamento de Escolas Manteigas, o Projeto Educativo com o lema “Desafia-te”, preconiza-se a abordagem STEAM. Na comunicação a realizar, apresentam-se as atividades desenvolvidas de Robótica, desenvolvidas na Educação Pré-Escolar, e as atividades de Robótica, de programação em Scratch Júnior e Scratch3 e de programação com placas Microbit e Makey Makey desenvolvidas no 1.º Ciclo.

cf7 – Estar na rádio sem ir à rádio: a construção de um programa com ferramentas digitais, por Maria de Fátima Macedo Rodrigues, Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira

O envolvimento da comunidade educativa na missão de educar torna-se fundamental para que a escola cumpra o seu papel. A rádio pode ser um meio privilegiado para abrir a escola à comunidade e trazer a comunidade à escola. No entanto, podem surgir constrangimentos que, no caso concreto, as ferramentas digitais ajudaram a ultrapassar.

cf8 – Ferramentas digitais no GERAt, por Anabela Melo Trinta Angélico, Agrupamento de Escolas da Sé de Lamego

No âmbito do projeto piloto GERAt lançado pela DGE e o Turismo de Portugal em que o AE da Sé – Lamego participou com o 8ºA, todo o Conselho de Turma abraçou o projeto, realizando trabalhos diversificados no âmbito do mesmo e inseridos nos conteúdos programáticos de cada disciplina. Em cada disciplina foram utilizadas ferramentas digitais diversificadas para apresentar as conclusões, permitindo assim que os alunos desenvolvessem diversas competências: didáticas, sociais, culturais e digitais.

cf9 – A elaboração de RED´s por parte dos alunos, por José Rodrigues, Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, Armamar

O Recurso Educativo Digital (RED) elaborado insere-se numa lógica cada vez mais atual e necessária, que é a de incluir a tecnologia ao serviço da educação e, desta forma, contribuir para o processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos. Este RED foi aplicado na sala de aula com objetivo de que os alunos deixassem de ser apenas consumidores para passarem a ser também produtores de conteúdo.

cf10 – Cativar mentes curiosas: Vídeos educativos no Youtube, por Zita Simões, AEGCC – Escola Básica de Seia

Candidato-me a partilhar a minha prática no uso das TIC. Produzo vídeos educativos, disponíveis no Youtube, que combinam elementos visuais cativantes, roteiros cuidadosos, linguagem acessível; facilitam a compreensão dos conceitos e motivam para a aprendizagem. Estão de acordo com as aprendizagens essenciais. Recebo feedback positivo de pais, professores e alunos. Desta forma, desejo contribuir para um ambiente educativo dinâmico, promovendo metodologias mais inovadoras.