Em 5 minutos de apresentação, pressupõe a partilha de experiências TIC em contexto educativo. O resumo deverá indicar o título e um parágrafo, com um máximo de 350 caracteres, a descrever a partilha. Esta modalidade de comunicação não pressupõe discussão com os restantes participantes.
Modelo de apresentação sugerido: MODELO DE APRESENTAÇÃO
cf1 – Busca e salvamento? O Robô ajuda, por Paulo Jorge Nogueira Torcato, Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide
Apresentação da implementação, numa turma de 9.º ano, do cenário de aprendizagem “Busca e salvamento? O Robô ajuda” desenhado no âmbito da formação ”Metodologias Aprendizagem Ativa” promovida pela Direção Geral de Educação. Resulta da articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais (conteúdo trabalhado – “Sismos”) e Introdução à Robótica (implementação de uma simulação de busca e salvamento em situação de catástrofe.
cf2 – O ChatGPT e a escrita na aula de Português, por Ricardo Nuno Lopes Cruz Ferreira, Agrupamento de Escolas da Moita
O modelo ChatGPT apresenta vantagens, na assistência da escrita, considerando a dimensão colaborativa e integradora de saberes deste domínio (Barbeiro & Pereira, 2007).
Nesta comunicação, apresentar-se-á uma aplicação didática específica do ChatGPT, numa atividade de escrita, na aula de Português do 10.º ano (género textual apreciação crítica).
cf3 – Storyjumper no 1.º ciclo, por Ana Sofia Dias de Oliveira Cabrita, Agrupamento de Escolas de Alcochete
No âmbito do mestrado em pedagogia do eLearning da Universidade Aberta, desenvolvi um projeto de formação para docentes do 1. Ciclo no agrupamento onde leciono. Do desenvolvimento desta formação surgiu uma utilização da ferramenta digital Storyjumper que envolveu várias turmas de 1.º ano do agrupamento, com a escrita de uma história colaborativa.
cf4 – Transformando a sala de aula: potenciar a aprendizagem com Escape Rooms, por Ema Simões e Silva, Escola Básica Barbosa du Bocage
Com esta apresentação, pretendemos partilhar a nossa prática de recorrer a uma ferramenta que consideramos ter o potencial de transformar a forma como as aprendizagens são desenvolvidas. Falamos da utilização de escape rooms na aula de matemática e de como essa prática se tem revelado eficaz, proporcionando uma empolgante aventura na qual as crianças se envolvem de forma significativa, trabalho colaborativamente.
cf5 – Exposição Virtual “Ler+Ciência na ESS, no AES”, por Ana Mafalda de Oliveira Pinheiro Gonçalves, Escola Secundária de Sampaio/Agrupamento de Escolas de Sampaio
No sentido de promover o gosto pela leitura sobre ciência e tecnologia, no AES, ao longo dos últimos anos, tem vindo a ser promovida a atividade interna Ler+Ciência na ESS, no AES, aos alunos de Física do 12.º ano. Esta atividade tem como produto final uma exposição virtual de cartazes de promoção e divulgação do livro escolhido por cada aluno.
Na semana da leitura na biblioteca escolar, os alunos, após uma sessão de apresentação dos seus livros e respectivos cartazes, disponibilizam os cartazes físicos e os cartazes digitais para exposições. As exposições são feitas com recurso às ferramentas digitais Padlet e Artsteps. Como exemplos das exposições digitais, será apresentada uma das exposições com recurso à ferramenta Artsteps e outra exposição de com recurso à ferramenta Padlet.
cf6 – Pensamento crítico e inteligência artificial – contar histórias com o ChatGTP, por Sílvia Couvaneiro, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Setúbal
Nesta comunicação tem como objetivo sublinhar a importância de trabalhar o pensamento crítico no recurso a ferramentas de inteligência artificial generativa. Apresentar-se-á brevemente uma sequência de atividades para estimular a criatividade na criação de histórias e sua ilustração, trabalhando-se simultaneamente o pensamento crítico, nomeadamente com recurso a ferramentas de detecção de texto gerado por inteligência artificial.
cf7 – Curadoria de RED- Estudoteca, por Lucinda Dias, AE Carlos Gargaté – Almada
O Plano de Transição Digital, veio alavancar o uso do digital na sala de aula. Hoje em dia, conceber aulas sem recurso às ferramentas digitais, é quase impensável.
No Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté – Almada, foi criada uma equipa para criação e curadoria de RED – Recursos Educativos Digitais.
A disponibilização destes RED aos alunos, veio trazer mais autonomia e uma muito maior facilidade em estudar, estes recursos também são bastante utilizados entre pares.