Menu Fechar

Horta da Granja – Construção de um ecossistema

Maria do Rosário Félix; Susana Vieira; Sílvia Monteiro e Maria José Esteves

rosario.felix@aevialonga.edu.pt; susana.vieira@aevialonga.edu.pt; silviamgd@hotmail.com; zizimaria18@gmail.com

Agrupamento de Escolas de Vialonga

 

 

Os agrupamentos incentivam o desenvolvimento de práticas colaborativas entre ciclos de ensino, promovendo os princípios, valores e competências previstas no “Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

O projeto “Horta da Granja”, no âmbito do projeto Teachers try Science, desenvolveu-se com recurso às tecnologias digitais para a comunicação entre os docentes envolvidos, entre os alunos dos diferentes ciclos, pesquisas de informação, elaboração de apresentações e do ecossistema digital. Este projeto tinha com objetivos investigar as relações entre os seres vivos que normalmente se encontram numa horta, identificar cientificamente os seres vivos (recurso ao projeto Noah) e reconstruir digitalmente o ecossistema. Para tal, os alunos criaram uma horta, realizaram observações periódicas e experiências, investigações sobre os seres vivos e partilharam informações através de videoconferência. Verificaram que a presença de determinados vegetais promove o surgimento de certos animais devido às relações bióticas que são estabelecidas. Este projeto promoveu além da literacia científica, também a literacia digital. A competência digital é reconhecida como transversal para a aquisição de todas as outras competências para a aprendizagem ao longo da vida (Lucas & Moreira, 2017).

 

REFERÊNCIAS:

 

Lucas, M., & Moreira, A. (2017). DigComp – Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital [DIGCOMP: A Framework for Developing and Understanding Digital Competence in Europe] + [DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizens]. Disponível em http://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/digcomp_quadro_europeu_de_referencia_para_a_competencia_digital.pdf