Menu Fechar

Programa | Monte de Caparica

09h00 às 09h30 | Receção dos participantes

09h30 às 10h00 | Sessão de Abertura (Videoconferência)

Mesa Local:
João Correia de Freitas, Presidente Educom
Maria João Horta, Subdiretora-geral, DGE
Virgílio Machado, Diretor da FCTUNL

10h00 às 10h30 | Conferência Plenária (Videoconferência)

Matemática & Tecnologia, Todos Os Dias!, por José Paulo Viana

10h30 às 11h00 | Intervalo

11h00 às 13h00 | Comunicações e Partilha de Boas Práticas

Sala 1, (!.11) – comunicações recomendadas para professores de todos os níveis de ensino

Moderadora: Patrícia Fidalgo

C14 – A interdisciplinaridade no projeto Gen10s, por Maria Isabel Manteigas da Costa, Maria Luísa Valezim Batista, Maria Madalena Baião Cardoso – Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes, Almada

C4 – Programa Apps for Good: Tecnologia em prol da cidadania, por Matilde Buisel – CDI Portugal/Apps for Good

C1 – Um exemplo de utilização das TIC em sala de aula, por Sérgio Leal – QiPP – Projetos Sustentáveis (www.qipp.pt) & Agrupamento de Escolas Amadora Oeste

C3 – Steam: o encontro das artes com a tecnologia na criação de projetos interdisciplinares, por Manuel Moreira – Externato Marquês de Pombal, Agrupamento de Escolas de São Bruno, EPIC – Escola Profissional de comunicação e Imagem

C5 – AESA Colaborativa – um cenário de aprendizagem, por Anabela Pereira, Margarida Batista e Marina Gabão – Agrupamento de Escolas de Santo André

C16 – Horta da Granja – Construção de um ecossistema, por Maria do Rosário Félix; Susana Vieira; Sílvia Monteiro e Maria José Esteves – Agrupamento de Escolas de Vialonga

 

Sala 2 (1.12) – comunicações recomendadas para professores de todos os níveis de ensino

Moderador: António Maneira

C2 – As TIC nas atividades laboratoriais de física de 10.º ano, por Célia Miranda – Agrupamento de Escolas Amadora Oeste

C7 – Utilização do Moodle em situações de formação de professores a distância, por João Mouro – FCT/UNL – Lab eLearning

C8 – Plugin Moodle “Offline Quiz” – Partilha e reflexão sobre a sua implementação nas Olimpíadas da Biologia 2019, por João Mouro – FCT/UNL – Lab eLearning

C6 – AEEN: Uma casa com muitos destinos, por Rui Baltazar – Agrupamento de Escolas Emídio Navarro – Almada

C15 – Teachers Try Science, Biodiversidade na Quinta do Bonaparte, por Ana Leal; Conceição Grancho; Francisco Zuzarte; Rita Arantes; Rita Esperança e Susana Fernandes – Agrupamento de Escolas da Trafaria

C17 – As TIC e a Música na Promoção da Cultura e Língua Portuguesas na Diáspora, por Dinis Luís, Mestrado em Educação FCT/UNL.

 

Sala 3 (1.13) – comunicações recomendadas para professores de todos os níveis de ensino

Moderador: Vítor Godinho Lopes

C9 – Índice sintético de fecundidade em Portugal: estudo de caso, por Sandra Costa – Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos-Vila Franca de Xira

C10 – O Ensino da Bioética e as TIC, por Célia Fonseca – Escola E.B. 2, 3 El-Rei D. Manuel I – Alcochete

C11 – TIC no currículo da História: construindo o museu digital com a comunidade piscatória, por Marta Torres – Agrupamento de Escolas da Caparica – aguarda resumo

C12 – Tecnologias na escola para transformar o mundo: uma abordagem curricular à Tecnologia Blockchain e às Criptomoedas, por Luis Antunes – Instituto Superior Politécnico Lusíada do Huambo – Angola

C18 – Khan Academy em Portugal – uma experiência de utilização, por Susana Colaço – Fundação Altice

C13 – A tecnologia na aula de matemática com a Khan Academy, por Ana Santiago, António Domingos e Paula Teixeira – ESEC do Instituto Politécnico de Coimbra – UIED/FCT da Universidade Nova de Lisboa – UIED/ AE João de Barros – UIED

 

Sala 4 – (1.D) – comunicações a distância, para professores de todos os níveis de ensino

Moderador: João Correia de Freitas

Cd1 – As TIC nas Práticas Pedagógicas dos professores do 1.º e 2.º ciclos, por Marisa Lorena Rapp – FCT-UNL

Cd2 – TIC no 1.º ciclo – um percurso de 4 anos, por António Mansilha – Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó

Cd3 – Investigação-ação: letramento digital e leitura, por Mauricio dos Santos Neves e João Correia de Freitas – Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT

Cd4 – Uma experiência em e-learning local e a distância no curso de formação inicial de professores de Química em Angola, por Adelino Justo – FCT/UNL

Cd5 – A Visitação ao Museu Enriquecida pelos Conteúdos Educativos Digitais, por Ana Fabíola Correia – Arquivo de Pernambuco

 

13h00 às 14h30 | Almoço livre

14h30 às 16h30 | Sessões práticas

SP1 (1.9)As TIC ao serviço do ensino e da aprendizagem, por Sérgio Leal – QiPP – Projetos Sustentáveis (www.qipp.pt) & Agrupamento de Escolas Amadora Oeste

SP2 (1.8) Plataforma Khan Academy – aprender matemática de forma divertida e ao ritmo de cada um, por Susana Colaço, Fundação Altice Portugal

SP3 (1.10)WORKSHOP EDUTAINMENT – Programação de Robôs Educativos, por Samuel António – Agrupamento de escolas de Caneças

SP4 (1.11)Tecnologias na escola para transformar o mundo: uma abordagem curricular à Tecnologia Blockchain e às Criptomoedas, por Luis Antunes – Instituto Superior Politécnico Lusíada do Huambo – Angola

16h30 às 17h00 | Intervalo

17h00 às 17h30 | Mesa Redonda: coordenadores dos CC TIC participantes (Videoconferência)

17h30 às 17h45 | Encerramento (Videoconferência)

 

Formação Creditada de Curta Duração

O TIC@Portugal’19 está acreditado na modalidade ação de curta duração (ACD) num total de 6h, para Monte de Caparica e Faro, com emissão de certificado pelo Centro de Formação Educom.