Menu Fechar

Boas práticas com TIC (comunicação)

Dulce Helena Guerra

dulce.guerra@agr-tc.pt

Escola Secundária Tomás Cabreira

 

“Os alunos não gostam que as aulas sejam sempre iguais”

(Cohen, A. 2018)

 

O professor tem de reinventar a sala de aula, de modo a assegurar o sucesso de todos os alunos e de cada um. Para isso, é preciso ir ao encontro das respetivas características, respeitando a sua diversidade, tornando as aprendizagens atrativas e eficazes.

As tecnologias, quando bem integradas, enriquecem as práticas letivas e promovem aprendizagens significativas. Através delas, os alunos desempenham um papel mais ativo, tornam-se por isso, mais autónomos, cooperativos e motivados.

Os alunos do novo milénio já mostraram que adoram gadgets, pelo que a sua utilização tem grande adesão.

Foi neste contexto e por ter sentido a necessidade de conhecer e utilizar ferramentas digitais em sala de aula, que me propus a frequentar esta ação de formação.

Permitiu-me trabalhar diretamente com o Google Drive, Prezi, PowerPoint, Mentemiter e Metaverse e através da partilha, com os trabalhos dos outros formandos, tomar conhecimento de outras ferramentas digitais tais como: padlet, plickers, Google Classroom, buncee, kahoot, HPreveal, storyjump….

Comecei por tomar contato com a Google Drive ao optar por fazer um questionário/formulário. Com a turma 1 do 10º ano, desenhei e apliquei um cenário de aprendizagem com base nas tecnologias: apresentação do relatório de uma atividade experimental em prezi e google slides.

O balanço desta ação de formação é bastante positivo: experimentei e explorei tecnologias e recursos digitais passíveis de apoiar atividades de aprendizagem ativa.

 

Referências

Cohen. A. 2018.  “Guia da Flexibilidade Curricular”