Menu Fechar

 Sê a mudança que queres ver no mundo! (comunicação)

Cândida Vieira e Sandra Correia

candidasvieira@gmail.com; sandra-gc@sapo.pt

Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira

 

Dalai Lama disse um dia “O amor e a compaixão são uma necessidade. Não são um luxo. Sem eles a humanidade não pode sobreviver.”

É urgente refletir sobre a nossa responsabilidade perante a vida, criar bons hábitos, primeiro para nós mesmos, e em seguida com os outros; desenvolver atitudes de empatia, compaixão, solidariedade e respeito pelas diferenças e pela diversidade.

Partindo destas premissas, e integrada no contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, nasce o Projeto Interdisciplinar “Unidos por um mundo melhor”, com a participação das turmas dos 5ºs anos, da Escola EB 2/3 Professor Paula Nogueira. O projeto ganhou asas para voar… e levou à criação de um cenário de aprendizagem que tivesse em conta as aprendizagens essenciais do quinto ano, com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Como tudo começou?  Começamos por «Sonhar», observámos vídeos inspiradores de modo a abordar os conteúdos da área de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, associando-os a situações e problemas presentes na vida do aluno, inspirando-nos sobre o que fazer para a execução do projeto.

De modo a organizar e desenvolver atividades cooperativas de aprendizagem orientadas para a integração e troca de saberes, formaram-se as equipas de trabalho. Os alunos usaram a ferramenta WheelDecide, fazendo que aceitassem a sua sorte.

Nas diferentes disciplinas envolvidas, os alunos iniciaram a fase do «Explorar» na qual pesquisaram e recolheram a informação relevante para os temas em estudo: a importância dos oceanos para o Planeta Terra, as ameaças que os oceanos enfrentam atualmente e o que se pode fazer para manter os oceanos saudáveis. Nas aulas de Cidadania, TIC e de Português participaram num Tricider onde argumentaram a duas questões: és a favor da proibição das touradas em Portugal? E… Estás de acordo com a nova lei que proíbe o abate nos canis municipais?

Seguidamente, passamos à fase de «Criar» a partir dos principais tópicos de estudo definidos nos guiões de trabalho [para as maquetes (5ª); para a peça de teatro (5º C), para o jornal do ambiente (5º B), para um Powerpoint – 5º D] com recurso às tecnologias de informação e comunicação.

A partir daqui sentiram a necessidade de «Perguntar» e articular com os Clubes de Teatro e de Apps & Programação, devido ao conhecimento especializado dos professores que os dinamizam.

No final, apresentaram os produtos dos trabalhos – vídeos e exposição – a toda a comunidade escolar, na Semana “Unidos por um Mundo Melhor”, inserida na comemoração do Planeta Terra («Mostrar»).

Ao longo de todo o processo, os professores acompanharam o trabalho dando o feedback aos alunos, o que lhes permitiu «Refletir» e ajustá-los.

Todas as histórias de aprendizagem resultantes desta prática encontram-se espelhadas no Padlet https://padlet.com/candidasvieira/albatroz2019.