Menu Fechar

Tecnologias na escola para transformar o mundo: uma abordagem curricular à Tecnologia Blockchain e às Criptomoedas

Luis Antunes

luisantunes.angola@gmail.com

Instituto Superior Politécnico Lusíada do Huambo – Angola

 

A apresentação conterá uma proposta de ação de formação, resultante do facto de estar em expansão a nível mundial, a tecnologia Blockchain, que tem atualmente no uso das criptomoedas a sua grande aplicabilidade prática, devido à popularização de diversas operações financeiras nos últimos tempos. A tecnologia Blockchain não é ainda conhecedora do grande publico a nível global, sendo a pouca oferta de formação na área, um dos motivos, tendo em conta a sua muito recente existência, pois falamos de uma tecnologia que apareceu há apenas cerca de 10 anos e que só nos últimos tempos tem sido com alguma relevância debatida à escala mundial.

Pretende-se nesta apresentação transmitir de uma forma rápida, simples e objetiva, os conhecimentos essenciais do mundo das criptomoedas, resultantes da aplicação da tecnologia Blockchain e o seu funcionamento de uma forma geral. O caso prático apresentado assenta no bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada do mundo.

Procura-se partilhar nesta apresentação o potencial da tecnologia Blockchain, associada à aprendizagem de novos conceitos financeiros e de uma linguagem própria para facilitar operações globais baseadas na utilização da criptomoeda, através da apresentação do plano de estudos de uma ação de formação que contemplará um enquadramento educativo inerente à tecnologia Blockchain e às criptomoedas.

Tópicos do Workshop:

  • Introdução Teórica à Tecnologia Blockchain e às Criptomoedas
  • A face mais visível da Tecnologia Blockchain: o Bitcoin
  • Demonstração Prática
  • Aplicação da Tecnologia Blockchain para além das Criptomoedas: exemplos na Educação e Saúde.