Menu Fechar

Plugin Moodle “Offline Quis” – Partilha e Reflexão sobre a sua implementação nas Olimpíadas da Biologia 2019

João Mouro

jmouro@gmail.com

FCT/UNL – Lab eLearning

 

Esta comunicação pretende partilhar a experiência decorrida este ano (2019), sobre a implementação de um sistema de correção automática de testes através de digitalizações e suportado na plataforma Moodle.

As “Olimpíadas da Biologia” decorrem todos os anos, e cada vez mais implicam uma carga logística cada vez maior, fruto do aumento dos participantes.

Nesse sentido foram pensadas algumas formas de automatizar e facilitar o processo de correção das mesmas.

Após várias soluções pensadas optou se pela utilização do plugin Moodle “Offline quiz”.

As razões da sua escolha foram:

  • Grande número de participantes – Este ano estiveram inscritos cerca de 20000 alunos.
  • Necessidade de execução do teste em simultâneo em vários pontos do pais – Este ponto levou a optar por esta solução, uma vez que sendo registado em papel e depois colocado no sistema, garantia que não dependia no momento de alguma infraestrutura.
  • Menor erro – Com o aumento dos inscritos houve naturalmente um aumento das equipas de correção e um aumento do erro associado as correções. Através deste sistema foi possível diminuir o número de elementos da equipa e redução do erro associado.
  • Dados estatísticos associados – Esta solução permitiu ter na hora um conjunto de indicadores quanto as perguntas dos testes, percentagem por escola, por categoria, etc, que como era feito anteriormente alem de implicar um enorme consumo de tempo também estaria cada vez propenso ao erro.

 

Nesta comunicação iree partilhar a implementação, demonstrar exemplos, e colocar a discussão as mais valias consideradas, assim como os obstáculos com que nos deparamos.