Katia Aguiar, Paula Luz; Susana Gonçalves
katiaaguiar123@gmail.com; pmluz73mail.com; susanasmendes@gmail.com
Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira/ E.B.1 do Bom João
Atualmente, a utilização das TIC tornou-se indispensável no nosso dia a dia e cabe a cada um de nós, enquanto professores, adaptar a nossa prática letiva “tradicional” à nova era do digital e das tecnologias, de forma a permitir que os nossos alunos concretizem as suas aprendizagens de uma forma mais lúdica, apelativa e motivadora.
Esta comunicação surge no âmbito da formação “O Digital na Gestão Flexível do Currículo: aprender e ensinar com as TIC”, onde tivemos oportunidade de conhecer, experimentar e explorar tecnologias e recursos digitais passíveis de apoiar atividades de aprendizagem ativa, bem como desenhar e aplicar cenários de aprendizagem com base nas tecnologias.
Com esta comunicação pretendemos partilhar as práticas realizadas com duas turmas do primeiro ciclo (2.º e 4.ºanos) nas disciplinas de matemática e português e apresentar uma proposta de trabalho para a disciplina de inglês, utilizando a ferramenta digital LearningApps. Esta ferramenta é dinâmica, de fácil aplicação, permite consolidar e verificar as aprendizagens realizadas, e é também muito versátil, uma vez que permite criar vários modelos.
Pretendemos igualmente que a partilha das práticas realizadas, contribua para uma breve reflexão e análise das potencialidades das ferramentas digitais como estratégias enriquecedoras e ativas de ensino e de aprendizagem.
Referências
Moodle Educom (2018); “O Digital na Gestão Flexível do Currículo: aprender e ensinar com as TIC” ( acedido em 19 /06/2019).