Rita Rias*; Sandrine Beja**; Sylvie Baltazar*
ritaisabelrias@gmail.com; sandrinee@hotmail.com; sbsylvie.baltazar@gmail.com
*Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira/ E.B.1 do Bom João
**Agrupamento de Escolas D. Manuel I/ E.B.1 n.º 1 de Tavira
A presente comunicação enquadra-se no contexto da formação “O Digital na Gestão Flexível do Currículo: aprender e ensinar com as TIC”.
Ao longo da formação foram-nos proporcionados diversos recursos digitais e exploramos diversas aplicações Web 2.0. Cada uma de nós experimentou, com a sua turma diversas ferramentas Web, tornando as aprendizagens mais significativas e promotoras de entusiasmo nos nossos alunos.
O propósito da nossa comunicação é demonstrar que o recurso às tecnologias pode dinamizar e diversificar a nossa prática letiva. Assim, partilharemos as nossas experiências de sala de aula com a utilização da aplicação Buncee.
O Buncee é uma aplicação simples, versátil onde se podem criar e compartilhar diferentes apresentações adicionando Buncees ou slides. Oferece ferramentas simples e gratuitas para criar apresentações de slides que podem ser incorporadas ou compartilhadas via e-mail, código QR ou URL. Os menus são intuitivos para adicionar conteúdo aos slides na forma de desenhos, animações, vídeos, emojis, adesivos e muitos outros recursos de design. Há uma extensa biblioteca de imagens, bem como opções para pesquisar imagens, músicas e vídeos on-line. Esta aplicação é dinâmica e de fácil utilização e permite criar, em sala de aula, apresentações com a participação dos alunos.
Durante a apresentação procuraremos refletir e analisar as potencialidades desta ferramenta Web 2.0 e mostraremos atividades que desenvolvemos e partilhámos com outros colegas.
Referências
Moodle Educom (2018) – “O Digital na Gestão Flexível do Currículo: aprender e ensinar com as TIC” (acedido em 19 de junho 2019)
https://www.commonsense.org/education/website/buncee-for-education (acedido em 19 de junho 2019)
https://app.edu.buncee.com/dashboard (acedido em 19 de junho 2019)