Menu Fechar

As TIC na Eletricidade e Eletrónica (comunicação)

Eduardo Augusto Vicente da Silva

eduardo.silva@agr-tc.pt

Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

 

Visando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nomeadamente uma “Educação de Qualidade” e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória especialmente o descritor operativo “Os alunos trabalham com recurso a materiais, instrumentos, ferramentas, máquinas e equipamentos tecnológicos, relacionando conhecimentos técnicos, científicos e socioculturais”, a utilização das TIC deve estar cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem.

Durante a ação de formação “O Digital na Gestão Flexível do Currículo: aprender e ensinar com as TIC” foram apresentados vários recursos educativos digitais sempre com o objetivo da sua utilização nos processos de ensino e de aprendizagem.

Leciono a disciplina de Eletricidade e Eletrónica (E.E.) dos Cursos Profissionais de Técnico de Mecatrónica (PMEC) e Técnico de Eletrónica Automação e Computadores (PEAC), sendo esta a disciplina em que os alunos têm maior dificuldade em obter sucesso educativo, no entanto nas aulas são utilizados frequentemente recursos tecnológicos e programas de simulação, nomeadamente o simulador EWB – Electronics Workbench, para construir e simular circuitos elétricos e eletrónicos.

De modo a despertar ainda mais o interesse e a motivação dos alunos nas atividades letivas é necessário a utilização de outros recursos educativos digitais e assim diversificar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido durante a formação explorei dois recursos educativos que ainda não conhecia e que achei importante introduzir na minha prática letiva, o Thinglink e o Metaverse.

O Thinglink é uma aplicação que permite partir de uma imagem de fundo (estática) acrescentar interatividade: links, texto, imagem, som, vídeo. Com o Thinglink começando de uma imagem relacionada com um determinado conteúdo programático é possível tornar essa imagem interativa e assim explicar esse conteúdo programático. Os documentos criados no Thinglink são utilizados nas aulas teóricas e no final das mesmas são disponibilizadas aos alunos, para que estes possam explorar os conteúdos lecionados. Os alunos também poderão utilizar este recurso educativo na elaboração dos seus trabalhos de pesquisa sobre determinado conteúdo programático.

 

Na apresentação irei dar a conhecer o Thinglink nomeadamente como transformar uma imagem num documento interativo, referir vantagens e desvantagens, bem como apresentar um documento criado para a lecionação de conteúdos programáticos de Eletricidade e Eletrónica.

O Metaverse serviu para criar códigos QR de pequenos tutoriais, de perguntas e exercícios da matéria lecionada. Os alunos através de uma aplicação no telemóvel têm acesso a esses documentos e assim poderem praticar.

Na apresentação irei dar a conhecer o Metaverse designadamente a criação de um código QR para um exercício de um conteúdo programático de Eletricidade e Eletrónica.

 

Referências

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS]

Objetivo 4 – Educação de Qualidade: Garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

https://www.unric.org/pt/17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

https://www.dge.mec.pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf