Maria de Fátima Silva
mfsilva@aegcc.com
Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia
Esta é uma breve história de como os livros, ferramentas de excelência para o desenvolvimento de múltiplas literacias, ajudam os alunos da era digital a valorizar a comunicação entre pares, o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício de uma cidadania responsável.
De acordo com as Linhas Orientadoras de Educação para a Cidadania, a escola é o contexto adequado para “a educação para a cidadania”, formando “pessoas responsáveis, autónomas, solidárias” e conhecedoras dos “seus direitos e deveres”. À luz destas orientações, o Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário reforça a importância de se compreender, de forma crítica, os Media e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória surge como um referencial para uma educação de qualidade, consagrando o aluno como cidadão íntegro e munido de diversas literacias.
Como participante no Projeto Social Media Literacy For Change, da European Schoolnet, defini uma estratégia de literacia para os media. De modo a integrar os alunos do 1º Ciclo, dei início à estratégia com a leitura do conto Blackout, de John Rocco, que nos mostra como os momentos em família devem ser cada vez mais valorizados, no sentido de promover uma comunicação saudável (SAMPAIO, 2018, p.211), elevando a leitura como suporte para a aprendizagem ao longo da vida e como ferramenta para distinguir o mundo real do mundo virtual.
Blackout, uma estratégia e uma história.
REFERÊNCIAS:
- Linhas Orientadoras de Educação para a Cidadania, disponível em:
- Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário, disponível em:
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_educacao_media_2014.pdf
- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, disponível em:
- Rocco, John (2012) Blackout, Hyperion Books
- Sampaio, Daniel (2018) Do Telemóvel para o Mundo, Pais e Adolescentes no tempo da internet, Caminho