Dinis Santos Luís
dsl2348@hotmail.com
FCT/UNL
O afastamento em relação à língua e cultura portuguesas que acontece às 2.as e 3.as gerações de Luso-descendentes na Diáspora, é um autêntico drama que urge colmatar recorrendo a todas as formas possíveis que estejam ao nosso alcance (Rocha-Trindade, 1995).
Nos dias de hoje, o ensino a distância, utilizando os recursos disponíveis na internet 3.0, como o youtube, a videoconferência, as plataformas LMS, as redes sociais e as múltiplas aplicações que a evolução das tecnologias colocou ao nosso dispor para o ensino da música, esse afastamento pode ser de alguma forma atenuado.
Enquanto residente nos Estados Unidos o autor deste trabalho de projeto, pôde vivenciar diretamente, não só a forma como este fenómeno do afastamento cultural se processa, como também, e apesar de tudo, o enorme interesse que os luso-descendentes mantêm pela aprendizagem da música portuguesa. Nalguns casos esses jovens já nem a língua portuguesa falada dominam e, muito menos, a leitura e a escrita. No entanto, o interesse pela nossa música é quase uma constante.
Tentando tirar partido deste gosto pela aprendizagem musical de música portuguesa e, simultaneamente o enorme apego pelas inovações tecnológicas, o autor desenvolveu um protótipo que tendo por base as TIC e o ensino da música a distância, pretende levar aos luso-descendentes uma ponte de ligação com Portugal e a cultura portuguesa.
Referências:
Rocha-Trindade, M. (1995). Sociologia das Migrações. Lisboa: Universidade Aberta.