Sílvia Araújo; Lurdes Martins
silviauminho3@gmail.com; proflurdesmartins@gmail.com
Universidade do Minho; Escola Secundária Dona Maria II
Atualmente é indiscutível a interligação entre as tecnologias digitais e a aprendizagem (formal e informal). Porém, não basta conhecer um leque mais ou menos diversificado de ferramentas. É necessário integrá-las de forma estratégica na prática pedagógica, para que possam efetivamente beneficiar o processo de ensino/aprendizagem.
Neste workshop, iremos apresentar uma proposta didática baseada num kit tecnológico básico, composto por três ferramentas: de criação de mapas mentais, de escrita colaborativa e de construção de narrativas digitais.
Pretende-se, através da articulação entre estas três ferramentas, que os alunos produzam documentos multimodais (texto, som e imagem) (Lacelle et al., 2017) que os ajudem a processar os conteúdos programáticos abordados em aula, numa dinâmica de grupos. A fim de implementar essa dinâmica (presencialmente e/ou a distância), iremos ainda mostrar como construir um ambiente virtual de aprendizagem através de um mural interativo onde são partilhados os materiais produzidos pelos alunos. A criação deste cenário híbrido de aprendizagem implica uma redefinição do papel do professor e consequentemente da postura do estudante no processo de ensino-aprendizagem (Cope & Kalantzis, 2017).
Com efeito, este cenário baseado no modelo pedagógico da aula invertida – Flipped Classroom (Bergmann & Sams, 2017) e nas ideias de Gardner (1993) relativamente às inteligências múltiplas proporciona aos alunos um papel mais (cri)ativo na sua própria aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de competências de literacia digital (maior proficiência no manuseamento de ferramentas tecnológicas para suporte da aprendizagem), competências pessoais e sociais (promoção do espírito crítico/criativo e do trabalho colaborativo presencial ou online) assim como competências de comunicação (escrita, oral e multimodal) do saber, em sintonia com o Perfil dos Alunos para o Século XXI.
Referências:
Bergmann, J. & Sams, A. (2017). Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC/gen.
Cope, B. & Kalantzis, M. (eds) (2017). e-Learning Ecologies. Principles for New Learning and Assessment. New York: Routledge.
Gardner, H. (1993). Multiple intelligences: The theory in practice. New York: Basic Books.
Lacelle, N., Lebrun, M. & Boutin, J.-F. (2017) Littératie médiatique appliquée : LMM@. Outils conceptuels et didactiques. Québec : PUQ.
Destinatários:
Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Material que os professores deverão levar para workshop:
Computador portátil