Menu Fechar

Europeana: a herança cultural dentro da sala

Ádila Faria; Vanda Viegas

adifaria@gmail.com; vanda.viegas@aebarcelos.pt

Agrupamento de Escolas de Barcelos

 

Descrição:

Na primeira parte deste workshop, será apresentada uma experiência pedagógica de articulação curricular, entre a Educação Artística e outras áreas do saber, desenvolvida no âmbito da iniciativa Europeana. Nesse sentido, foi desenhado um cenário de aprendizagem utilizando o património cultural digital da Europeana Collections.

O objetivo central deste cenário tinha presente responder ao desafio da flexibilidade curricular, através de um trabalho de projeto de criação de contextos artísticos, colocando os alunos enquanto produtores da sua aprendizagem. Ao mesmo tempo, pretendia-se fomentar o desenvolvimento de competências de pesquisa, mobilização crítica e autónoma de informação, comunicação, criatividade e inovação.

Na segunda parte, far-se-á uma breve abordagem à plataforma Europeana. Neste ponto, os participantes terão oportunidade de explorar os vários recursos dirigidos a professores, tais como: imagens, vídeos, textos e diversas ferramentas que facilmente poderão ser integradas nas suas aulas.

Posteriormente, será explorado o blogue Teaching with Europeana, onde se encontram acessíveis os Cenários de Aprendizagem de vários países europeus, já devidamente testados e validados, com a coordenação da European Schoolnet. Por fim, em grupos de trabalho, os participantes poderão criar atividades de aprendizagem utilizando o património cultural digital no âmbito das competências do século XXI.

Deste modo, pretende-se capacitar os educadores e professores a integrarem o património cultural digital nas suas práticas pedagógicas, de forma eficaz, independentemente da disciplina que lecionam. De forma sumária, o workshop estará dividido em três partes:

  1. Exemplo prático de um cenário de aprendizagem desenvolvido a partir dos recursos Europeana;
  2. Explorar a plataforma Europeana e o blogue Teaching with Europeanapara conhecer os recursos educacionais;
  3. Desenvolver atividades de aprendizagemutilizando os recursos culturais digitais da Europeana Collections, entre outros.

 

Destinatários:

Educadores de Infância e Professores de todos os níveis de ensino.

 

Material que os professores deverão levar para workshop:

Computador portátil ou tablet