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As narrativas digitais e as TIC no 1º CEB, na e com a Biblioteca Escolar (comunicação)

 Maria Nazarete Costa Catré

ncatre@gmail.com

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação [TIC], nos termos do n.º 3 do artigo 13.º do Decreto-lei n.º 55/2018 de 6 de julho, constituem-se como uma área de integração curricular transversal de ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico [1.º CEB], assumindo uma natureza instrumental e de suporte às aprendizagens em todas as componentes do currículo. A Biblioteca Escolar, dentro da missão que lhe está acometida, surge como parceira no desenvolvimento dos vários domínios previstos nas Orientações Curriculares (OC) para essa área curricular, a saber: (1) Cidadania digital (2) Investigar e pesquisar (3) Comunicar e Colaborar e (4) Criar e Inovar. O enfoque do trabalho que ora se partilha situa–se preferencialmente nos dois últimos domínios [Comunicar e Colaborar e Criar e Inovar]. Privilegiando-se como componentes do currículo do 1º Ciclo, o Português, a Cidadania e Desenvolvimento e as Expressões, dá-se aqui especial destaque às narrativas digitais, realizadas na e com a Biblioteca Escolar, como meio propiciador da aquisição das competências definidas, quer para aqueles domínios das TIC, quer para essas componentes curriculares.

 

Referências:

Direção Geral da Educação (2018). Orientações curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação. Retirado de http://erte.dge.mec.pt/noticias/orientacoes-curriculares-para-tic-no-1o-ceb

OCDE (2018). The Future of Education and Skills 2030. Retirado de http://www.oecd.org/education/2030-project/

UNESCO (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Retirado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197