Cristina M.R. Caridade
caridade@isec.pt
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), Portugal
O cálculo integral (CI) é um conceito básico da matemática para todos os alunos das ciências, em especial da Engenharia. Na verdade, o CI é um conceito indiscutível para resolver problemas práticos. Por outro lado, algumas experiências de ensino indicam que a maioria dos alunos tem dificuldade na resolução de problemas com integrais [1, 2]. Os conceitos são abstratos e de difícil visualização, o tipo de metodologia utilizada em sala aula e as dificuldades anteriores que vem desde o Ensino Secundário levam os alunos à falta de motivação e ao insucesso.
Pretende-se, com o presente estudo, desenvolver metodologias com a utilização da calculadora gráfica (CG), para motivar os alunos e conduzir a melhorias significativas no ensino/aprendizagem do CI.
O estudo foi realizado com 36 alunos de Análise Matemática I, 1º ano da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica do ISEC durante o 2º semestre de 2018/2019.
Do estudo realizado conclui-se que a utilização da CG beneficiou atitudes mais positivas dos alunos em relação ao conteúdo, nomeadamente atitudes de persistência na resolução de situações problemáticas, na autonomia e na capacidade de argumentação e no espírito crítico e de iniciativa. Na sala de aula, o ambiente tornou-se mais ativo, dinâmico e estimulante para o sucesso das aprendizagens.
As dificuldades iniciais que os alunos apresentam na visualização gráfica e na definição correta dos limites da região são mais facilmente superadas [2]. No entanto é de extrema importância saber realizar estes cálculos manualmente. Assim, trabalhar nos diferentes cenários permite uma aprendizagem mais concisa e rica com soluções mais criativas e, portanto, uma maior motivação.
Referências:
[1] Hashemia, N., Abub, M.S., Kashefi, H., (2019). Undergraduate Students’ Difficulties in Solving Derivative and Integral Mathematical Problems. 2019 Penerbit UTM Press.
[2] Darvishzadeh, M., (2018). Analysis of student´s challenges and performances in solving integral´s problems, Journal for Educators, Teachers and Trainers, 9 (1),164 – 177.