Menu Fechar

Simulador de Arduino (comunicação)

 Paulo Gonçalves, João Durães

a21171940@alunos.isec.pt; jduraes@isec.pt

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, IPC

 

Muitos cursos de introdução à robótica e eletrónica digital utilizam atualmente a plataforma Arduino. Existem diversos fatores que apontam para a vantagem na utilização de um sistema emulado por software em vez da máquina real. Entre estes salientam-se a fiabilidade/durabilidade e os custos/versatilidade. Com um simulador pode-se poupar em material, tanto no desgaste (wear-out) da flash como em ligações mal feitas que podem originar curto-circuitos. As tarefas de preparação, verificação e substituição do equipamento, que consomem tempo, também são eliminadas. Assim, a virtualização/emulação apresenta-se como uma alternativa interessante e promissora.

Neste âmbito está a ser desenvolvido como dissertação de Mestrado em Informática e Sistemas, ramo de Desenvolvimento de Software, no ISEC, um Simulador de Arduino, com o objetivo de ser usado em cenários educativos, com a capacidade de executar código binário compilado genericamente para esta plataforma e sem necessidade de adaptação. O simulador tem a capacidade de emular diverso hardware básico tal como LED’s, botões, etc., o que permite a construção (simulada) de pequenas máquinas. A ferramenta de desenvolvimento usada é a IDE do Arduino de modo a facilitar a transição do simulador para o hardware real.

Pretende-se fazer a apresentação e demonstração do projeto aos docentes da área das TIC com o objetivo de que este passe a fazer parte do seu leque de ferramentas de ensino.