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A Gamificação na aprendizagem (comunicação)

Isabel Cabral; Sandra Silva; Valter Cruz

f1164@aeppn.pt ; f1170@aeppn.pt; f1160@aeppn.pt

Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira

 

“O homem não para de brincar porque envelhece, mas envelhece por deixar de brincar.”

Bernard Shaw

A Gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se numa das apostas da educação do século XXI.

A gamificação explora esta maneira natural de aprender, utilizando as dinâmicas do jogo em diferentes atividades cujo objetivo vai para lá do entretenimento.

Pretende-se mostrar de que no âmbito do ensino, envolver os alunos em jogos aumenta a motivação e melhora a capacidade de atenção. Ao contrário dos métodos tradicionais (testes, perguntas, ditados etc.), o aluno não é tratado como um elemento passivo ou que apenas reage a estímulos prévios.

Por outro lado, assistimos neste século, a um interesse pelas novas tecnologias e cabe-nos, também, a nós como professores educarmos os nossos alunos para a sua utilização para além do entretenimento.

Desta forma, ao longo desta formação, O Digital na Gestão Flexiva do Currículo: aprender e ensinar com as TIC, tivemos a oportunidade de explorar diferentes ferramentas da WEB, do ponto de vista do utilizador, bem como na sua aplicação em contexto de sala de aula, sendo possível aferir o seu impacto junto dos alunos.

Foram várias as ferramentas exploradas: LearningApps, Plickers, Kizoa, Metaverse … pelo que optámos por apresentar o LearningApps e as suas potencialidades.

 

Referências

https://blog.ipog.edu.br/educacao/beneficios-gamificacao-na-educacao/

https://uptokids.pt/educacao/ensino/gamificacao-nas-salas-de-aula/

https://educacaoinfantil.aix.com.br/saiba-como-utilizar-o-gamificationna-educacao/

https://learningapps.org