Menu Fechar

Aplicativos para dispositivos móveis ao serviço de um Projeto de Leitura (comunicação)

 Ana Cristina Matias

anamatias@estavira.com

Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira

 

A Educação Literária dos Programas de Português contempla o desenvolvimento de um projeto de leitura que revele o pensamento crítico e criativo de um percurso pessoal de leitor e sua partilha pública em suportes variados. Em articulação com estes programas, há o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar que, na área da Literacia da Leitura, sugere o acompanhamento de ambientes formativos promotores da leitura e da formação de leitores críticos, interventivos e progressivamente proficientes no uso das tecnologias e das ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar e comunicar.

Desta conjugação, delineou-se um percurso de aprendizagem centrado num Projeto de Leitura, individual e de turma, que decorreu ao longo do corrente ano letivo. O mesmo atendeu aos interesses dos alunos e guiou-os desde a seleção da obra a ler, redação de uma apreciação crítica, apresentação oral à turma, produção conjunta de um e-book, interativo e multimodal, com recurso ao Book Creator (Projeto de Leitura – as escolhas do 10.º C2) e, por fim, a produção, em pequeno grupo, de um book trailer com recurso a editores de vídeo. Esses book trailers foram, então, submetidos ao 2.º Concurso de Book trailers, promovido pela Rede de Bibliotecas de Tavira.

Esta comunicação centra-se, assim, no relato reflexivo de um percurso de aprendizagem que pôs aplicativos para dispositivos móveis, entre outras ferramentas digitais, ao serviço da partilha de um Projeto de Leitura.