Paula Alexandra Almeida
paalmeida@es-loule.edu.pt
Escola Secundária de Loulé
Cada vez mais cedo, as crianças se familiarizam com as novas tecnologias, então porque não, usar a programação para ensinar diversas disciplinas como Português, Matemática e Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O Scratch e o Kodu são linguagens de programação visual, que permitem criar histórias interativas, jogos e animações. Mas, também permitem desenvolver certas competências, como, pensamento computacional, raciocínio lógico, sentido crítico, resolução de problemas, competências digitais e criatividade.
Esta sessão prática tem como objetivos: desenvolver a consciência para o papel do Scratch e do Kodu na promoção do pensamento computacional; motivar os professores para atividades de aprendizagem de programação promovendo o sucesso escolar e a criatividade; experienciar situações de aprendizagem, mediadas pelo Scratch e Kodu, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas aos conteúdos do 1.º Ciclo; criar projetos como “Contar”, “As cores”, “Que horas são?”, “Relações de Parentesco”, “Os Astros”.
Pretende-se, uma abordagem rápida aos ambientes computacionais, apresentação dos comandos, alguns exemplos práticos de aplicações a conteúdos programáticos do 1.º Ciclo, com a análise do respetivo código. Criação de um projeto no Scratch e outro no Kodu.
Destinatários:
- Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Professores do Grupo 550 (Informática).
Material:
- Portátil com Scratch 3.0 (https://scratch.mit.edu/download) e Kodu 1.5.42.0 (https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=10056) instalado.
REFERÊNCIAS
Jesus, C., Vasconcelos, J. e Lima, R. (2016). Scratch e Kodu. 1.ª edição, FCA. Lisboa.