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Competências Tecnológicas como uma ferramenta transversal, no 1.º ciclo do ensino básico – scratch e kodu (sessão prática)

Paula Alexandra Almeida

paalmeida@es-loule.edu.pt

Escola Secundária de Loulé

 

Cada vez mais cedo, as crianças se familiarizam com as novas tecnologias, então porque não, usar a programação para ensinar diversas disciplinas como Português, Matemática e Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O Scratch e o Kodu são linguagens de programação visual, que permitem criar histórias interativas, jogos e animações. Mas, também permitem desenvolver certas competências, como, pensamento computacional, raciocínio lógico, sentido crítico, resolução de problemas, competências digitais e criatividade.

Esta sessão prática tem como objetivos: desenvolver a consciência para o papel do Scratch e do Kodu na promoção do pensamento computacional; motivar os professores para atividades de aprendizagem de programação promovendo o sucesso escolar e a criatividade; experienciar situações de aprendizagem, mediadas pelo Scratch e Kodu, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas aos conteúdos do 1.º Ciclo; criar projetos como “Contar”, “As cores”, “Que horas são?”, “Relações de Parentesco”, “Os Astros”.

Pretende-se, uma abordagem rápida aos ambientes computacionais, apresentação dos comandos, alguns exemplos práticos de aplicações a conteúdos programáticos do 1.º Ciclo, com a análise do respetivo código. Criação de um projeto no Scratch e outro no Kodu.

 

Destinatários:

  • Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Professores do Grupo 550 (Informática).

 

Material:

 

REFERÊNCIAS

Jesus, C., Vasconcelos, J. e Lima, R. (2016). Scratch e Kodu. 1.ª edição, FCA. Lisboa.