Menu Fechar

Formar para aprender, aprender para ensinar: as TIC no processo de ensino aprendizagem – dinâmicas formativas rumo à mudança de práticas (comunicação)

Fernanda Lamy

fernanda.lamy@gmail.com

Escola Secundária de Albufeira

 

Nesta comunicação pretende-se mostrar como várias ferramentas da web 2.0 são suportes extremamente úteis no processo de ensino aprendizagem promovendo a mudança de práticas, a partir do trabalho desenvolvido em três workshops para professores dos Ensinos Básico e Secundário subordinados ao tema contido no título da comunicação.

«O professor é a chave” do processo de ensino aprendizagem, assim, o foco do interesse pedagógico deslocou-se do aluno para o professor, ou seja, «o feiticeiro passou a aprendiz».  Considerando duas balizas – a da formação e a das TIC – procurou-se, ao longo das três ACDs realizadas durante abril e maio em três escolas do CFAE de Albufeira, Lagoa e Silves, cumprir, por um lado, as finalidades da formação contínua de professores e, por outro, i) refletir sobre a relevância das TIC no processo de ensino aprendizagem; ii) conhecer ferramentas da web 2.0 adequadas à criação e partilha de produtos (multimédia) com e entre os alunos e iii) aplicar os conhecimentos adquiridos.

O entusiasmo dos professores foi notório, visto que a grande maioria desconhecia as ferramentas divulgadas, e o interesse demonstrado em aprender para ensinar e inovar foram explícitos, tendo assim sido atingidos os objetivos das sessões formativas. Como refere Rêgo (2012, p. 1)   “As potencialidades das TIC são infinitas, (…) ambiente de realidade virtual, a ritmos diversos (…) maior colaboração na aprendizagem entre pares (…)”.

 

 

REFERÊNCIAS

A Escola da tecnologia. In JL Educação, 12 a 25-12