Menu Fechar

INGLOROBÓTICA – 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo (comunicação)

Maria João Seruca; Patrícia Coelho

mjseruca@gmil.com; paticaranguejo@gmail.com

Agrupamento de Escolas João de Deus

 

O projeto INGLOROBÓTICA surge de uma proposta do Diretor do Agrupamento de Escolas João de Deus em Faro, no sentido de iniciar o estudo do Inglês no Pré-escolar, 1.º e 2.ºanos e simultaneamente iniciar a robótica em todo o agrupamento, do pré-escolar até ao 6.º ano. Este projeto foi desenvolvido em 7 turmas, do 1.º e 2.ºanos, nas escolas EB1 da Penha e EB1 do Areal Gordo e foi dinamizado por duas professoras, de Inglês e de Informática, em parceria com as professoras titulares de turma.

Procurou-se promover as competências STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics), estimular os alunos para as áreas das tecnologias, com foco na resolução dos problemas através do raciocínio lógico e contribuir para o desenvolvimento de capacidades e competências-chave transversais ao currículo, criando cenários de aprendizagens mais significativos. Os conteúdos de Inglês foram adaptados ao nível etário dos alunos e foi criado um conjunto de materiais pedagógicos que permitiram aos alunos aprender de forma cada vez mais autónoma e auto-regulada, beneficiando de uma experiência que foi simultaneamente lúdica e educativa.

Com recurso a 3 tipos de Robots diferentes, tablets, APPs e alguns vídeos cuja personagem principal foi o robot “Wally”, foram apresentados conceitos básicos de programação e robótica e em simultâneo, foram introduzidas as primeiras palavras em inglês e algum vocabulário necessário para a utilização de aplicações (APPs) adequadas ao nível etário dos alunos.

Este projeto pretendeu cultivar nos alunos a literacia digital / computacional, alargar a mais alunos a oportunidade de usarem recursos tecnológicos e permitir a aquisição cada vez mais cedo, das competências digitais para o século XXI.