Menu Fechar

O Google Classroom na dinâmica do Ensino e Aprendizagem (comunicação)

Cláudia Herdeiro Cavaco Cardoso

claudia.cardoso@aejdfaro.pt

Escola Secundária João de Deus

 

Pretendo com esta partilha de boas práticas dar a conhecer o Google Classroom bem como as potencialidades da sua utilização em contexto educativo. A plataforma educativa digital Google Classroom reveste-se de vários benefícios para os professores e estudantes, do 1.º ciclo ao ensino secundário.
A pesquisa sobre esta ferramenta surgiu da necessidade concreta de um instrumento que permitisse manter um canal de comunicação entre professora e turma(s)/aluno(s), sem as restrições que o correio eletrónico apresenta. À medida que fui explorando fui conhecendo as suas potencialidades como ferramenta de partilha que permite criar, partilhar, avaliar e enviar um feedback aos alunos. Vejo como uma ferramenta de suporte a um modelo de ensino híbrido visto possibilitar a interação, organização e a orientação ao ritmo de estudo do aluno. Numa das estações, em sala de aula, poderá servir para os alunos acederem a vídeos relacionados com o tema, links de atividades criadas nos Apps do Google ou Quizzes como o da Khan Academy. Pode ser vista como um facilitador da articulação dos espaços escolares concretos com os espaços escolares virtuais. Poderá ser útil para a implementação da sala de aula invertida (flipped classroom), visto permitir distribuir/partilhar de forma rápida por todos os alunos ao mesmo tempo, ou, caso seja necessário, especificamente para um aluno ou grupo de alunos, na preparação do seu estudo.