Menu Fechar

Projeto Gen10s – Programação Scratch

Aida Viegas; Dina Sequeira; Elisabete Isabel; Mafalda Cavaco

aidaviegas@aevrsa.com; dinasequeira@aevrsa.com; elisabeteisabel@aevrsa.com; mafaldacavaco@aevrsa.com

Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António

Escola Básica Infante D. Fernando

 

Dado o sucesso do projeto no passado ano letivo, e segundo os mesmos princípios, o AEVRSA repetiu a sua participação no projeto Gen10s.

Escolhidas as turmas, as disciplinas e os professores a envolver, foram ajustados os horários para que os trabalhos se pudessem realizar da melhor forma possível. Reunimos todas as nossas forças para proporcionar aos alunos competências na área da programação, e dar-lhes oportunidade de desenvolverem um projeto criativo e inovador de forma motivante, cativante e desafiante, no qual os pequenos programadores aplicaram todo o seu empenho e dedicação.

Após uma apresentação do Scratch, os alunos exploraram, experimentaram algumas funcionalidades e, em seguida, criaram os seus próprios projetos, dando largas à imaginação e à criatividade.

Os projetos desenvolvidos, pelas turmas de 6.º ano, basearam-se em questões de escolha múltipla, abordando conteúdos das disciplinas envolvidas. Numa das turmas, os atores foram criados com grande entusiasmo e empenho pelos alunos, em formato tridimensional utilizando plasticina, e fotografados em diversas posições, no sentido de criar movimentos.

Os ganhos foram imensos: Interação e colaboração, desenvolvimento do pensamento computacional, empenho, motivação, entusiasmo, dedicação e vontade de continuar a explorar esta e outras ferramentas de programação, para além de uma maior aprendizagem e melhor apreensão dos conceitos das disciplinas. Único senão: o tempo – muito mais haveria para acrescentar e melhorar em cada um dos projetos e a maioria dos alunos gostaria de fazer ainda mais e ainda melhor.

Para nós, enquanto docentes, é sempre inspirador ver os alunos motivados e interessados. A parte da apresentação dos trabalhos, também foi uma excelente oportunidade para os alunos treinarem estratégias de apresentação oral, usando meios audiovisuais. Foi interessante assistir ao desenvolvimento das capacidades de auto e heteroavaliação dos trabalhos realizados. Ver que se conseguem colocar do outro lado, analisar objetiva e assertivamente, foi muito gratificante.