Menu Fechar

Storyboardthat – banda desenhada e interdisciplinaridade (comunicação)

 Maria de Fátima Palma; Paula Firmino; Maria Fernanda Vieira; Eurico Bárbara

m.fatima.palma@agr-tc.pt; paula.firmino@agr-tc.pt; m.fernanda.vieira@agrtc.pt; eurico.barbara@agr-tc.pt

Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira – Faro

Mediante a apresentação de uma listagem de ferramentas web fornecida pelo formador, na qual já constavam muitas que já conhecíamos, foi sugerida uma atividade, em articulação com a Biblioteca Escolar, no âmbito da “Semana da Leitura” onde houve a possibilidade de experimentar outras ferramentas tais como Pixton, Storyboardthat, Audacity

Foi escolhida a ferramenta Storyboardthat (Banda desenhada) que veio ao encontro dos conteúdos a abordar na área de português. Foi criado um cenário de aprendizagem transversal (português, expressões artísticas e TIC) que estimulasse a criatividade dos alunos. A mesma foi desenvolvida com alunos de uma faixa etária entre os 9 e os 12 anos.

Esta ferramenta permitiu trabalhar e desenvolver competências de trabalho cooperativo a pares permitindo a troca de saberes. A exploração da mesma pelos alunos foi fácil e intuitiva necessitando de pouca supervisão do professor.

No final, os trabalhos produzidos pelos alunos foram partilhados com a turma e foram enviados para a Professora Bibliotecária.