Anabela Pereira, Margarida Batista, Marina Gabão,
anabelapereira.inf@aesa.edu.pt; margaridabatista.inf@aesa.edu.pt; marinaveloso.inf@aesa.edu.pt
Agrupamento de Escolas de Santo André
Criaram-se cenários de aprendizagem colaborativa com turmas de 5.º ano e 7.º ano. Com o 5.º ano procedeu-se à recolha, análise e tratamento de informação (regras de conduta e de navegação segura na Internet), à seleção de palavras-chave para criação de bandas desenhadas e à criação do “contrato de utilização segura da Internet” construído pelos próprios alunos. Para as turmas de 7.º ano, procedeu-se de modo idêntico, mas os temas foram “violência no namoro” e Cyberbulling. O produto final foi a criação de um vídeo.
Objetivos:
- Desenvolver competências de pesquisa, seleção, análise e tratamento de informação;
- Reconhecer e mobilizar regras de conduta no seu desenvolvimento/aprendizagem e no respeito pelo outro;
- Aprender a utilizar ferramentas digitais e de comunicação colaborativa
- Reconhecer a importância da partilha e divulgação das suas aprendizagens e como o fazer
Os recursos e tecnologias utilizados foram: computador, internet, um motor de busca, um processador de texto, os aplicativos online Mindmapfree, Makebeliefscomix, Kahoot (5.º ano) e MovieMaker (7.º ano), Edmodo e Padlet.
O cenário tornou os alunos mais responsáveis e ativos na construção das suas aprendizagens e conhecimento, dando-lhes competências a nível colaborativo e de comunicação. Como foi desenvolvido a nível interdisciplinar e transdisciplinar tornou as aprendizagens mais significativas.
Os professores sentiram que são capazes de utilizar novas formas mais cativantes e inovadoras de ensinar.